19 December 2009

Pesquisadores estudam aumento da produção de soja e cana-de-açúcar

Quanto do crescimento da produção de grãos no Brasil está associado à expansão da área agricultável e quanto está associado à adoção de processos produtivos mais intensivos? Estas são as questões centrais do projeto de pesquisa INTAGRO - Intensificação agropecuária em polos de produção de soja e cana-de-açúcar: territorialidade, sustentabilidade e competitividade, coordenado pela Embrapa.

"O projeto concentra esforços em duas das principais commodities agrícolas nacionais, a soja e a cana", explica o pesquisador Alexandre Coutinho da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP), responsável pelos estudos sobre as relações de uso do solo e cobertura das terras em regiões com intensificação agropecuária.

Uma equipe de pesquisadores e técnicos da Embrapa percorre o interior de São Paulo e Minas Gerais, realizando levantamento do uso e cobertura das terras na região de produção de cana-de-açúcar. "A pesquisa busca identificar, delimitar e quantificar processos de expansão e de intensificação agropecuária em áreas importantes para agricultura brasileira", afirma Coutinho.

Os dados obtidos com o mapeamento poderão ser usados por governos e instituições para a tomada de decisão e a elaboração de políticas públicas. Inclusive podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias para a redução de desmatamento, melhoria da qualidade dos solos, geração de empregos diretos e indiretos, segurança alimentar, entre outros.

o projeto vai realizar análises integradas de territorialidade, sustentabilidade e competitividade, contemplando aspectos agronômicos, ambientais e socioeconômicos; e estudos sobre conceituação e categorização terminológicas. Também prevê a disseminação do conhecimento e dos resultados gerados para a sociedade por meio de um website.

ler o artigo na íntegra

Ler outro artigo

Labels: , , , , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home