16 November 2009

Brasil: Portal de Periódicos da Capes

Pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, usuários do conteúdo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vão ter ao alcance das mãos muito mais facilidade, rapidez e interatividade sempre que precisarem de informação científica.

A ferramenta, submetida a um processo de modernização durante um ano inteiro, garantirá acesso simplificado e conteúdo expandido no novo portal, atendendo assim às variadas áreas do conhecimento, superando, inclusive alguns dos principais portais científicos dos países mais desenvolvidos do mundo

A coordenadora do Sistema Embrapa de Bibliotecas (SEB), Rosângela Galon, já experimentou e aprova a novidade. "O portal ficou realmente muito mais fácil. Por meio da busca integrada, por exemplo, realizada por um metabuscador (MetaLib), é bem rápido encontrar o que se deseja", comenta.

O SEB, subordinado à Embrapa Informação Tecnológica, é o responsável pela aquisição bibliográfica e bases de dados internacionais para toda a empresa, assim como pela renovação do Convênio com a Capes para utilização do Portal de Periódicos.

Com a nova ferramenta, o Portal de Periódicos da Capes passa a reunir novos conteúdos de acesso livre, passando de 15.475 periódicos para 21.500, mais a vantagem de oferecer maior uso do idioma português nos menus, janelas e abas de navegação, facilitando a pesquisa para usuários que não dominam outro idioma. Artigos, livros e patentes que acabaram de ser publicados também poderão ser consultados em tempo real.

O novo portal terá o sistema de busca integrada - que vai permitir pesquisa em todas as bases ao mesmo tempo – por palavras-chave, títulos, autores, iniciais do periódico e bases. Todas as pesquisas realizadas poderão ser salvas pelos pesquisadores, por meio de um cadastro de e-mail individual e senha da instituição.

Além destas novidades, no dia do aniversário do Portal será apresentada a Capes WebTV, em fase de implantação e destinada a oferecer às instituições participantes uma grade de programação que inclui treinamentos no uso do Portal de Periódicos e notícias e informações sobre a Capes, mais o conteúdo local produzido pelas próprias instituições. Todas as informações poderão ser acompanhadas em monitores de LCD instalados nos campi das instituições.

ler o artigo na íntegra

Labels: , , , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home