19 November 2009

Brasil: Geotecnologias estão presentes em pesquisas do Pantanal

A aplicação e a difusão das geotecnologias estão cada vez mais presentes nos estudos sobre o ecossistema Pantanal. Cerca de 250 pesquisadores, estudantes e especialistas apresentaram trabalhos científicos durante o 2° Simpósio de Geotecnologias do Pantanal - GeoPantanal realizado em Corumbá, MS, de 7 a 11 de novembro de 2009.

Imagens de satélite podem ser adquiridas gratuitamente pela internet e estão disponíveis aos cidadãos facilitando as pesquisas e o ensino. Tecnologias de sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas, banco de dados georreferenciados e GPS (sistema de posicionamento global) vêm se popularizando nas universidades e instituições públicas.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) querem capacitar mais professores, especialmente do ensino público, de todas as regiões do País, para que usem imagens espaciais em sala de aula. O Inpe desenvolve várias ações, como produção de material educativo e oferta de treinamento, focadas no ensino das geotecnologias.

Outro objetivo é levar esse conhecimento para a população, na forma de serviços ambientais, para que ela possa compreender melhor como funcionam os mapeamentos, ajudando na preservação do espaço que ocupam.

ler o artigo na íntegra

Labels: , , , , , , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home